10. Brasil: Gobierno del Estado de Rio de Janeiro, comprometido con el Mes de la Visibilidad Lésbica
O Estado do Rio de Janeiro está sendo cenário para inúmeras atividades que celebram esta importante data do Movimento LGBT fluminense, especialmente o Movimento de Lésbicas. A Programação Oficial Mês da Visibilidade Lésbica, assinada por ONGs e pelo Governo Estadual do RJ, através das Superintendências de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos; e de Direitos da Mulher da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, terminará com a 1ª Caminhada de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do RJ, no próximo domingo na orla de Copacabana.
Durante esta semana, a programação oficial do Mês de Visibilidade Lésbica continua com uma série de atividades, como torneio de futebol, exposições, shows, seminários, debates, sarau, sessões de cinema, poesias, contos eróticos, baile de máscaras, etc. A passeata, que terá concentração no posto 6, às 13h do próximo domingo, finalizará as atividades.
“O Governo do Estado do Rio de Janeiro apóia essa ampla programação pela visibilidade lésbica e de mulheres bissexuais por entender que tem a obrigação institucional de atuar para combater todo tipo de discriminação”, analisa o Superintendente Estadual de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento, responsável pelo programa governamental Rio Sem Homofobia, que se encontra em processo de implantação.
Para a presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, Gilza Rodrigues “temos que nos orgulhar de participar da organização desta primeira caminhada, o que demonstra nossa preocupação com a visibilidade lésbica e bissexual. Nossa organização sempre contemplou com equidade todos os segmentos de nossa comunidade LGBT, especialmente a população lésbica. Sou a segunda presidente lésbica da instituição e faço questão de, constantemente, pensar projetos e atividades para nós, como é o caso do projeto ‘Laços e Acasos: Mulheres, Desejos e Saúde’ e de nossa segunda publicação destinada a elas: ‘Para Todas as Mulheres que Amam Mulheres’, lançada na semana passada”, explica.
O Mês da Visibilidade Lésbica é realizado pelo Fórum de Lésbicas do Rio de Janeiro, Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, Grupo de Mulheres Felipa de Sousa, Coletivo de Lésbicas Elizabeth Calvet (COLERJ/RJ), Movimento D’ELLAS, Grupo Triângulo Rosa de Belford Roxo, Grupo Sete Cores de Niterói, Movimento de Lésbicas de São Gonçalo, Grupo Liberdade de São Gonçalo, Amazonas – Associação de Lésbicas Feministas de Niterói, Grupo de Mulheres Felipa de Souza, Articulação Brasileira de Lésbicas, Liga Brasileira de Lésbicas, Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e da Superintendência de Direitos da Mulher da Secretaria de Estado Assistência Social e Direitos Humanos.